INOVAÇÃO E AGILIZAÇÃO DE PROCESSOS

Organização/Gestão

No Grupo Imoplastic investimos na inovação e agilização de processos. Neste sentido, analisámos as nossas necessidades e, como tal, colaborámos na elaboração de um software que nos permite melhorar pontos cruciais para o melhor funcionamento de todos os processos. O software criado – que facilita a passagem de informação entre os vários departamentos – permite-nos melhorar a gestão, a organização e a produtividade tornando-nos, assim, mais eficientes.

Como vamos demonstrar seguidamente, estas melhorias são extremamente percetíveis na organização e na gestão do armazém uma vez que a aplicação permite-nos visualizar um panorama geral dos stocks e gerir os mesmos de modo a fazer encomendasrigorosamente calculadas evitando desperdícios. Neste sentido, o software possui um sistema de alertas automático para stocks mínimos, garantindo que não existem quebras de material.

Outra vantagem que este programa traz é a possibilidade de visualizar todos os testes agendados. Assim, conseguimos saber quais os testes do dia seguinte e organizar a matéria-prima necessária dando saída da mesma.

A utilidade deste software torna-se explícita tendo em consideração que antigamente era tudo registado manualmente num placard afixado na produção. O responsável de armazém tinha de se deslocar para analisar e tomar nota para poder preparar os devidos materiais.

Desta maneira foi conseguida a sistematização do armazém. O empilhador está também ligado à aplicação, a partir de um Tablet integrado, bem como a balança. Ou seja, numa única ação conseguimos arrumar o material, pesá-lo e atualizar automaticamente o stock.

 

Qualidade

Este software também tem imensas utilidades entre os vários departamentos – principalmente no departamento da Qualidade. Uma dessas utilidades é a grande e fácil organização e gestão do calendário de ensaios, isto porque permite registar/marcar os ensaios e/ou produções.

A gestão do planeamento de ensaios é extremamente benéfica, pois permite uma previsão da carga de trabalho de todas as máquinas, podendo geri-las da melhor maneira. Esta organização evita trocas desnecessárias de moldes, poupa tempo e evita desperdício de material. É também importante salientar que esta aplicação facilita e agiliza os processos de alterações de ensaios/produções, pois, muitas vezes, a pedido do cliente, existem alterações de última hora.

Outra vantagem que o software traz para o departamento da Qualidade é o acesso à pasta dos documentos referentes ao molde que está a ser testado a partir do tablet.

Desta forma, podem conferir a checklist, previamente formulada, e verificar o que está feito, ao invés de apontar e voltar ao posto de trabalho para se atualizar no servidor. Permite ainda preencher diretamente os relatórios de teste.

 

O software possibilita enviar alertas ao departamento da Qualidade assim que comecem a ser injetadas peças e o encarregado da injeção dê o OK para que o departamento da Qualidade proceda à aprovação das mesmas, reduzindo assim o tempo deste processo e prevenindo que se estejam a injetar peças não conformes no entretanto.

 

Expedição / Faturação

Os benefícios deste software são também bastante evidentes na área da expedição/faturação. Anteriormente, os parâmetros de injeção de um ensaio eram introduzidos manualmente, o que, por vezes, gerava erros de interpretação. Neste momento o software automatiza estes processos, evitando erros humanos.

 

Agiliza também todo o processo ao realizar automaticamente uma pré-fatura com todos os detalhes do ensaio ou produção. Sempre que estas pré-faturas são geradas a pessoa devida recebe o respetivo aviso para que possa dar seguimento.
Este software possibilita ainda gerar todas as faturas automaticamente, reduzindo bastante o tempo despendido para esta ação.

 

Comercial

Para o departamento comercial é também vantajoso trabalhar com este software, pois têm constante acesso à agenda de ensaios e produções da empresa tendo também a opção de receber alertas sempre que um teste é marcado ou desmarcado – opção que fica a seu critério.

O comercial tem, assim, possibilidade de melhorar o tempo de resposta ao cliente, pois acede a todas as informações de agendamento disponível, evitando ficar a aguardar resposta de outros departamentos.

É também um benefício para o cliente, pois, a automatização da apresentação dos parâmetros de injeção elimina quaisquer erros de interpretação.

Concluímos que este software é uma ferramenta essencial permitindo que toda a informação esteja sempre acessível a todos os departamentos, evitando e eliminando erros e agilizando todos os processos para que todos trabalhem em harmonia e com máxima organização, eficácia e produtividade.